As recomendações do TCU e o tribunal sob ataque
No Estadão Online.
TCU vê indícios de irregularidades graves em 32 obras federais
Apuração do Tribunal de Contas da União (TCU) junto a 231 obras tocadas pelo governo federal detectou irregularidades graves em 32 delas, informa nesta terça-feira o site Contas Abertas.
Dos empreendimentos com problemas, 18 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Entre as irregularidades detectadas, as mais constantes são sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projeto executivo e problemas ambientais.
As obras do PAC com indícios de irregularidade incluem a Ferrovia Norte-Sul, a modernização e adequação da produção na refinaria Getúlio Vargas (Repar) e a Refinaria Abreu e Lima.
Caso seja comprovado o potencial de causar prejuízos ao erário, as obras com indícios de irregularidades podem ter recursos bloqueados no Orçamento da União do ano que vem.
Agora, o texto deve ser encaminhado à Comissão Mista de Orçamento do Congresso e passa a integrar a proposta orçamentária de 2011.
Caberá ao Congresso dar a palavra final sobre se as obras ficarão interrompidas ou não.
Comentário de Reinaldo Azevedo
Já houve um tempo em que esses pareceres do TCU eram temidos.
Lula mudou essa lógica.
Passou a tratar o tribunal como inimigo do governo e como sabotador — tanto é assim que uma boa parte das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo e outras financiadas por estatais não mais serão objeto de apuração do tribunal.
Lula, o Grande Mestre, descobriu que esses mecanismos que servem à transparência e ao controle republicano dos gastos são ruins para o Brasil e só atrapalham os pobres, entenderam?
Ele só não deu uma pancada no TCU porque está em viagem.
No momento, está empenhado em bater em Barack Obama.
Mas logo volta para pegar o tribunal de jeito e acusá-lo de atrasar o desenvolvimento do Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário