quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MOVA-SE!

Deu em O Globo
Enem - Caos no exame faz surgir novo grupo estudantil
Movimento dos Vestibulandos Ativistas Sem Enem (Mova-se) quer a volta do concurso tradicional

Lauro Neto

Enquanto a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Nova Organização Voluntária Estudantil (Nove) se posicionam contra a anulação do Enem 2010 e a favor do fortalecimento do exame, alunos do 3 ano do Colégio Notre Dame, de Ipanema, criaram ontem o Movimento dos Vestibulandos Ativistas Sem Enem (Mova-se), cuja principal bandeira é acabar com a prova nacional como forma de acesso às universidades.

Em apenas um dia, eles já mobilizaram mais de 300 estudantes em redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut, e estão marcando uma passeata para a próxima segunda-feira, com concentração às 15h, no Posto 8.

— Queremos a volta dos vestibulares tradicionais e que o Enem passe a ser usado apenas como instrumento de avaliação do ensino médio e das escolas — defende Matheus Trotta, candidato a uma vaga no curso de relações internacionais.

— Em 2009, houve o vazamento, e este ano foi a segunda e última chance.
Foi um voto de confiança desperdiçado pelo MEC e pelo Inep, que se mostraram incapazes de realizar um exame de tamanho porte.
Quem garante que não vai haver novos problemas no ano que vem?
— perguntou Thaís Guimarães, de 17 anos.

Em meio à incerteza quanto ao futuro do exame este ano, os candidatos têm opiniões divergentes sobre a anulação do Enem 2010.
Enquanto uns são partidários da realização de nova prova, outros ameaçam até entrar na Justiça, se a anulação for a solução encontrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário