O trem-bala é uma “dazobissessão” de Lula, o homem do nunca antes na história “destepaiz“.
E contaminou também a sua sucessora, Dilma Rousseff, para quem embarcar nessa maluquice é uma questão de coragem e ousadia.
Sem dúvida!
A questão é saber com que dinheiro eles fazem essa loucura sair da estação do delírio.
E o dinheiro é o nosso.
O governo faz de tudo.
Já colocou o BNDES como o garantidor da estrovenga.
As empreiteiras podem entrar de cabeça, anuncia o governo, que está tudo garantido.
Mesmo assim elas relutam.
Imaginem: há empreiteiros com receio da megalomania do governo!!!
Isso dá uma medida do problema.
O Planalto pressiona os fundos de pensão, a maioria comandada por petistas, a entrar no investimento.
Pois é.
Atenção para um trecho da reportagem de Fábio Portela na VEJA desta semana:
(…)
[no Brasil] Faltam estradas asfaltadas e bem sinalizadas, ferrovias para transportar cargas e passageiros, redes de metrô, portos eficientes, aeroportos decentes (e profissionais decentes para operá-los) e por aí vai.
O governo do PT, no entanto, encasquetou que o principal investimento em transporte a ser feito pelo país tem de ser uma obra bilionária e de necessidade duvidosa: um trem de alta velocidade que ligará Campinas ao Rio de Janeiro, passando por São Paulo.
O custo deixou de ser uma fábula para se tornar uma piada.
A estimativa inicial, que era de 19 bilhões, já passou oficialmente para 33,1 bilhões de reais.
A licitação para a construção desse portento da engenharia está marcada para o próximo dia 29.
Curiosamente, até agora há apenas um grupo interessado no negócio, liderado por estatais da Coréia do Sul.
Empresários nacionais e outras companhias estrangeiras não parecem animados a participar.
Para evitar o vexame que será produzido se a licitação contar com apenas um participante, o governo tenta convencer alguns empresários, especialmente chineses, a formar ao menos mais um consórcio para entrar na disputa.
O leitor deve estar se perguntando por que não surgem pencas de interessados em participar do leilão, já que o trem do PT deverá ser a obra mais cara realizada no Brasil desde a construção da Hidrelétrica de Itaipu.
Vejam a resposta aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário