Ignácio de Loyola Brandão fala sobre a gestação do livro Ruth Cardoso – Fragmentos de uma vida
Na primeira parte desta entrevista dividida em quatro blocos, o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão descreve a gestação de Ruth Cardoso – Fragmentos de uma vida, o mais recente de seus 35 livros.
Trata-se da biografia da antropóloga que foi primeira-dama do Brasil entre 1994 e 2002, durante os dois mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso.
Ambos nascidos em Araraquara, no interior de São Paulo, o autor e a personagem só se conheceram mais de meio século, quando o então diretor da revista Vogue convenceu a conterrânea a conceder-lhe uma entrevista, que acabou desdobrada num perfil comovente e revelador. Depois da morte de Ruth, que gostou muito do que leu, o texto contribuiu decisivamente para que fosse Loyola o escolhido para cuidar da biografia.
Nos outros blocos da entrevista, que serão publicados no decorrer da semana, Loyola faz revelações que iluminam a personalidade da biografada.
Ele conta, por exemplo, que Ruth Cardoso morreu magoada com o dossiê forjado por Dilma Rousseff e Erenice Guerra para acusar de perdulária uma mulher admirável.
Vejam aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário