Maior do mundo, jardim da orla de Santos é o favorito dos visitantes
Da Redação - A Tribuna
O jardim da orla de Santos é o maior do mundo, de acordo com o Livro dos Recordes, com 5.335 metros de comprimento e largura entre 45 e 50 metros.
Ao todo, são 815 canteiros, com várias espécies, das quais se destacam os lírios amarelos e brancos, biris vermelhos e crisântemos brancos, amarelos e mesclados.
Em 28 de junhodo ano passado, toda essa beleza foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
A proteção inclui os dois calçadões (o contíguo à faixa de areia e o paralelo à avenida), a ciclovia, os canteiros, as árvores e as palmeiras.
Embora o primeiro trecho dos jardins tenha sido construído em 1930, a ideia de erguê-lo já havia sido explicitada pelo engenheiro Saturnino de Brito em 1914.
Em 1921, inclusive, ele publicou uma carta aberta ao então presidente da República, Epitácio Pessoa, solicitando a proteção da área.
Na época havia uma especulação imobiliária que defendia o loteamento da área para a construção de cassinos e cabines de banho.
Mas o primeiro trecho de jardim foi construído em traçado retilíneo, a partir de um movimento liderado por Vicente de Carvalho, o Poeta do Mar.
Já o formato curvilíneo que o jardim hoje apresenta data de 1960 e foi projetado pelo engenheiro Armando Martins Clemente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário