terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Orquidário Professora Ruth Cardoso - Magnífico
Vejam matéria sobre a inauguração no Parque Villa Lobos, próximo ao CEASA em São Paulo do Orquidário Ruth Cardoso, no dia 3/12/10.
Com espaço para 16.000 plantas, a obra da Secretaria do Meio Ambinte, projetada pelo arquiteto Décio Tozzi, faz referências aos diversos grupos étnicos estudados pela Prof Ruth Cardoso.
Composto por 2 esferas de raios diferentes ligadas a um grande arco de concreto (a menor a sua base e a maior ao seu topo), apresenta o formato de uma grande oca homenageando algumas tribos indígenas.
Também busca inspiração em tribos indígenas brasileiras a circulação de ar, com entrada pela base da estrutura de policarbonato que recobre a cúpula e saída pelas fendas do arco central.
Da cultura pré-Colombiana foi adotado o sistema de enterramento da construção, com a parede da base da obra que possui 3 metros estando 1,5m acima e 1,5m abaixo do solo.
A abertura zenital construída na obra é baseada em conceitos de culturas Africanas, melhorando a luminosidade e a ventilação interna.
A obra possui ainda 2 lagos, um externo e outro interno, com a finalidade de melhorar a umidade ambiente.
Quem será responsável pelos cuidados é o orquidófilo Geraldo "Trisca" Neto.
A assessoria técnica será feita pelo Instituto de Botânica de São Paulo, na pessoa do Prof Dr Eduardo Luis M. Catharino, diretor do núcleo de pesquisa do Orquidário Estadual Frederico Carlos Hoehne.
Cabe agora a nós orquidófilos visitarmos este espaço.
No orquipira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ela merece todas as homenagens possíveis. Exemplo de ser humano, soube se preservar, mesmo tendo disponível todos os meios para se tornar uma "celebridade".
ResponderExcluir