sábado, 8 de janeiro de 2011

Saudades da Varig

Quase sempre, quando há solenidade importante, com presença de autoridades, aparece um grupo de aposentados da Varig com cartazes afirmando que foram abandonados assim como foi a empresa.
Uma série de 13 telegramas da Embaixada americana no Brasil, divulgada pelo Wikleaks, confirma esta de denúncia.
Aliás, como grande parte dos vazamentos, trata-se de algo que todos sabiam.

O governo hesitou entre salvar a Varig e entregá-la à iniciativa privada.
Naquele momento, estava pressionado pela crise do mensalão e se recusou a repassar para a empresa R$1 bilhão, relativo à divida oficial com ela.
A crise aérea, com atrasos, greves de controladores e a incapacidade da Anac foram alguns dos temas dos telegramas críticos.
De fato, o governo Lula não respondeu como devia às necessidades do setor.
Nem as companhias, que ficam meio escondidas na história, mas também são responsáveis.

Um dos mais interessantes telegramas revela uma fonte do Planalto justificando ideologicamente o abandono da Varig: por que financiar a elite se os pobres andam de ônibus e metrô?

Esta fonte não podia imaginar que o setor estava crescendo e os pobres, progressivamente, teriam acesso ao meio de transporte mais rápido.
Se a justificativa for sincera, como explicar o foco no trem-bala agora, etapa em que grande parte das populações metropolitanas ainda sofre com o transporte cotidiano?

Foi um erro deixar a Varig morrer.
Não sei se resistiria ao novo momento da aviação brasileira.
Mas a verdade é que saneada, a empresa teria chance num mercado que cresce 20 por cento ao ano.
Os americanos mencionam o mensalão e dúvidas sobre o papel no estado como elementos que inibiram o governo.
Os aposentados e funcionários, as vezes, vão mais longe e insinuam que interesses comerciais também tiveram peso.
É o tipo de história que ainda levará algum tempo para ser contada com precisão.
Aqui.

2 comentários:

  1. É Rose, desculpe o termo, mais foi uma grande sacanagem generalizada, dos quais acredito, deve
    ter corrido umas notas em mãos de corruptos! Mas como não deixavam e não deixam nada ser investigado, ficou o dito pelo não dito, e quem esta pagando a conta são os funcionários,e os aposentados da Aeros e Aerus, como os moradores da Bancoop! E ainda falam que pobre tem medo de voar, como medo, se não tem nada a perder!
    E ainda falam de trem bala, pra que? Não lembram do trem dos Artistas (O de prata, SP-RIO), que ja em 1969 capengava por falta de passageiros?!
    E ainda querem nos fazer vergonha com a Copa e Olimpíadas, cercadas por favelas e seus respectivos traficantes!!!??
    Francisco SP

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, Francisco.
    Seus comentários são compatíveis com o meu lema de que Saber é Vencer.
    Com sabedoria e bom caráter, você merece uma vida de sucesso e de realizações, que você consiga tudo o que realmente faz um ser humano feliz.

    ResponderExcluir