quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Imposto maior diminui a concorrência e há risco de alta generalizada nos preços de carros

Ronaldo D'Ercole, Lino Rodrigues e Henrique Gomes Batista - O Globo

A alta do IPI para os carros importados e a exigência de nível mínimo de 65% de nacionalização de componentes , para evitar a aplicação das alíquotas maiores, devem levar a um aumento de preços dos carros também fabricados aqui, com a diminuição da concorrência.
A advertência é do sócio tributarista da consultoria Ernst & Young, Sergio Fontenelle.

Ele afirma que muitas empresas que hoje só montam carros no Brasil, caso das montadoras francesas e coreanas, ou que trazem alguns de seus modelos da Argentina, mas usam muitos componentes importados da matriz, como as japonesas Nissan e Toyota, terão de comprar mais autopeças no mercado local para escapar da taxação maior do IPI.

Essa corrida pressionará os preços dos componentes, que serão repassados para o consumidor.

- A demanda por autopeças tende a aumentar muito e os fabricantes não terão como suprir esse crescimento. de imediato - diz, completando.
- O que vai acontecer é um repasse dessa alta dos preços das autopeças ao consumidor, como sempre acontece.

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