Miriam Leitão, O Globo
A relação com os Estados Unidos está subdesenvolvida, e essa visita mostrou que o Brasil precisa intensificar e modificar a natureza dessa relação.
A presidente Dilma não foi recebida como foram os governantes da Índia e da Coreia do Sul, com jantar de gala na Casa Branca. Os Estados Unidos não entenderam ainda o nosso tamanho e importância, e nós continuamos achando que temos que provar independência.
Quem é realmente independente não precisa provar que é. A política externa independente do Brasil vem de muito tempo, não é preciso procurar cada encontro para reafirmar as diferenças.
Vem de longe a decisão brasileira de pensar com sua própria cabeça no cenário internacional e não tentar acertar seu passo com o passo de Joãozinho algum.
Na diplomacia, é preciso ler os sinais. O fato de o governante do Brasil ter sido recebido com menos pompa e circunstância do que os da Índia e Coreia do Sul tem significado. Isso sem falar obviamente do presidente chinês, que foi recebido com fanfarra dado o tamanho do país.
(continua)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário