segunda-feira, 11 de junho de 2012

INDÚTRIA NACIONAL DESMONTADA

Montadoras importam até buzina e ampliam déficit em autopeças


Importação de peças atingiu US$ 4,5 bi em 2011 e deve somar US$ 6 bi este ano;brechas na legislação acaba prejudicando empresas que fornecem para fabricantes de carros há décadas

Cleide Silva, de O Estado de S.Paulo

Nas últimas três décadas, as buzinas da empresa Fiamm (antes Sogefi) equiparam os carros feitos pela General Motors no Brasil, do Opala e Monza aos modelos atuais. Há dois meses, a empresa de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, perdeu os últimos contratos de fornecimento ao grupo, que passou a trazer o equipamento da Ásia.

"Me deixaram na mão depois de 30 anos", diz Mário Milani, sócio da Fiamm, única fabricante de buzinas no País.

Sem o contrato, a empresa cortou um turno de produção e demitiu 15 funcionários. Agora, tenta renegociar com a GM, mas está difícil competir com o produto coreano, que chega em média 30% a 40% mais barato que o nacional.

O cenário da Fiamm se repete em outras empresas do setor. 

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), só neste ano cerca de 10 mil trabalhadores do setor foram demitidos, parte em razão dos importados e parte por causa da queda de produção das montadoras. No fim de 2011, o setor empregava 229,5 mil funcionários.

(continua)

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