sábado, 16 de junho de 2012

NÃO BASTA A CORRUPÇÃO GENERALIZADA, A ECONOMIA TAMBÉM VAI MAL

País já começou o segundo trimestre estagnado


Índice do Banco Central ficou em 0,22% em abril. Mais analistas preveem alta do PIB menor que 2%

Gabriela Valente, O Globo

O Brasil cresceu 0,22% em abril na comparação com março. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na sexta-feira, veio dentro do esperado pelos analistas do mercado financeiro e foi o primeiro resultado mensal que apontou um leve crescimento da economia neste ano, mas ainda assim não contribuiu para melhorar as expectativas em relação ao futuro da economia.

Ao contrário, alguns economistas já admitem que o crescimento pode ficar abaixo de 2% neste ano. O IBC-Br é uma prévia do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) que o BC usa para tomar as suas decisões. O BC ainda revisou para baixo o dado de março. A queda foi quase o dobro do que foi anunciado no mês passado: 0,61% de retração da atividade em vez de uma queda de 0,35%.

Para Nilson Teixeira, economista-chefe do Credit Suisse, os indicadores disponíveis do segundo trimestre não apontam para uma forte aceleração da atividade no futuro:

— Acreditamos na perspectiva de um declínio na produção industrial e no IBC-Br de maio. Isso aumenta significativamente o risco de crescimento no segundo trimestre menor do que a nossa projeção de 0,8% e, portanto, de uma expansão em 2012 também menor que a nossa previsão atual de 2%.

Leia mais em País já começou o segundo trimestre estagnado

Nenhum comentário:

Postar um comentário