quinta-feira, 5 de julho de 2012

CPMI (ou Pizzaria do Odair) rejeita convocação de deputado que arrecadou recursos para Dilma


Por Agência Câmara


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira rejeitou por 17 votos a 10 a convocação do deputado José de Filippi (PT-SP), citado em entrevista concedida à revista IstoÉ pelo ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot. 
Segundo Pagot, o deputado o procurou para que ele ajudasse na arrecadação de recursos junto a empreiteiras para financiar a campanha presidencial da então candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que o pedido de convocação de Filippe era uma tentativa do PSDB de levar a presidente Dilma Rousseff para a CPMI.
A convocação foi defendida com veemência pelo PSDB. O principal argumento foi que, em votação anterior, a comissão havia aprovado a convocação do engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo “Preto”, acusado por Pagot de tentar fazer caixa dois para o PSDB paulista com recursos do Dnit.

O relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), afirmou que não havia motivos para convocar Filippi neste momento porque ele não era acusado de nenhum crime, pois fazia arrecadação de campanha. 
“Não estamos investigando caixas de campanha, mas uma organização criminosa com tentáculos em diversos estados do País. Não há razão de inclusão do depoimento do deputado José de Filippi”, disse.
O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) disse que Cunha estava citando uma informação que não estava na matéria da revista (a de que se tratava de caixa um). Para ele, o relator estava atuando como advogado de defesa de Filippi, o que demonstraria o caráter partidário da atuação do relator. “Vamos convocar Filippi pela mesma razão da convocação do Paulo Preto”, afirmou.
O autor do requerimento, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), disse que politizar a CPMI seria não convocar o deputado. 
“Pagot, em relação a Paulo ‘Preto’, ouviu dizer, não viu nada. Em relação ao José de Filippi, ele fez do Dnit a tesouraria do PT”, afirmou. 
Ele disse também que a não convocação de Filippi era a desmoralização da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário