domingo, 16 de setembro de 2012
Nas regiões Norte e Nordeste, 25% dos jovens estão parados
Se a parcela de jovens fora da escola e do trabalho cresce nas famílias de mais baixa renda, a inatividade também é maior nas regiões Norte e Nordeste, onde 25,2% e 25,1%, respectivamente, dos jovens não estudam nem trabalham, aponta o estudo do Iesp-Uerj. No Maranhão, essa parcela é de 29,2%, a maior do país. Na outra ponta, em Santa Catarina, são 10,7%.
— No Sudeste (16,8%), o que se nota é que a economia segue crescendo, mas não tanto para os jovens. Já o Sul (13,1%) tem uma população mais bem qualificada e um mercado de trabalho mais bem desenvolvido — disse Adalberto Cardoso, coordenador do estudo.
Em Recife, nos bairros populares, é comum encontrar jovens longe da escola e sem trabalho. Como os irmãos Juliana, de 24 anos, e Rafael Gomes da Silva, de 20 anos. Eles moram em um pequeno vilarejo à margem do Rio Capibaribe. De quatro irmãos, só Juliana concluiu o ensino médio.
Rafael não passou nem um ano na escola, não sabe ler e aprendeu recentemente com Juliana a assinar o nome. Ele, que tem um filho de 1 ano, Igor, já teve carteira assinada, como servente, mas no momento está desempregado. Juliana, que estudou em escola pública, não conseguiu aprovação no Enem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário