Se a Petrobras está se enfiando no charco da queda de produção e dos lucros, é porque está sendo impedida de atuar pelas leis de mercado.
A comemoração da auto-suficiência feita no governo Lula, foi apenas mais um dos episódios de marketing que abundaram em sua administração.
E o petróleo do pré -sal?
Lula inaugurou,inaugurou, até mais não poder. Algumas vez inaugurou até mais de uma vez, obras do PAC e de fora do PAC, lançou belíssimas pedras fundamentais, algumas das quais ainda estão por aí, não criaram raízes, no meio do caminho.
Talvez não haja entre as bandas enaltecedoras do brilhantismo dos últimos governos, uma que mais tenha despejado dinheiro em publicidade (para vender seus bons produtos, está bem...) e em propaganda do governo ( o que não está bem, não lhe caberia fazer ou pagar) do que a Petrobras.
Recordo-me, no último período pré-eleitoral, das propagandas transmitidas repetidamente, em nobilíssimos horários, em todas as cadeias de televisão, com a chancela da Petrobras. Nunca vi tanto povo sorrindo, elogiando a vida, o presente, e o futuro, que às vezes confundia com propaganda eleitoral. E o que é interessante é que o TCU não deu um pio sobre o assunto. Ate agora, pelo menos.
O anúncio de que rios de petróleo logo estariam subindo pelas tubulações que vão até lá embaixo no pré-sal, percebemos, não passou de um anúncio.
E isso tudo acontece apesar de o Brasil estar com a economia estagnada, com uma indústria catatônica. Sem conseguir produzir, a empresa adquire combustível no exterior para vender aqui, mais barato do que compra.
Novos aumentos nos esperam.
Leia a análise de Pedro Luiz Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário