Presidente determina que pista seu avião usará e cobra explicações de pilotos.
MARTHA BECK - O GLOBO
O perfil intervencionista da presidente Dilma Rousseff está em todo lugar. Segundo interlocutores, ela não tem paciência nem mesmo para esperar o avião presidencial seguir o procedimento normal de taxiamento na pista. Por isso, costuma determinar à Aeronáutica qual pista do aeroporto de Brasília deve ficar operante no momento da decolagem, o que obriga os controladores de voo a segurar outras aeronaves que estão na frente.
Segundo relatos, numa dessas ocasiões, todos os aviões estavam decolando da pista nova, que é mais distante, mas Dilma, impaciente com o trajeto, decidiu partir da pista velha, que estava reservada para o pouso de outras aeronaves comerciais. Com isso, estes aviões não puderam pousar no horário previsto, até que o presidencial desocupasse a pista.
Técnicos explicaram que o avião presidencial costuma ter prioridade, mas, às vezes, existem outros que já estão na fila e que precisariam decolar antes. Até mesmo na cabine do avião, Dilma costuma cobrar explicações dos pilotos sobre demora e condições do tempo. Para evitar problemas de concentração da equipe de voo, a Aeronáutica teve que enviar uma carta ao Palácio do Planalto pedindo à presidente que não fizesse perguntas do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário