Carvalho diz que juizados móveis apurarão violência policial
Silvia Amorim, O Globo
Os juizados móveis anunciados pelo governo federal vão apurar também a violência cometida por policiais durante as manifestações. A informação foi dada nesta sexta-feira pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
— O papel desse juizado é, de um lado, verificar a violência por parte dos manifestantes, mas também olhar a violência policial praticada. Com esse juizado, você pode ter um testemunho mais qualificado em comparação ao que tem acontecido até agora — afirmou Carvalho, após participar de um almoço com a rainha Sílvia, da Suécia, em São Paulo.
Na quinta-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, anunciou uma força-tarefa para agilizar o julgamento de pessoas acusadas de promover vandalismo em manifestações. O Pronto Atendimento Judiciário, como foi batizada a proposta, deverá funcionar nos mesmo moldes dos juizados especiais móveis que atuam em estádios de futebol. Além disso, foi anunciada a criação do Fórum Social de Diálogos das manifestações, um espaço para que cidadãos e agentes públicos apresentem queixas contra abusos nos protestos.
Carvalho disse que a presidente Dilma Rousseff aprovou as medidas. O ministro conversou com Cardoso na noite de quinta-feira para ter mais detalhes das propostas divulgadas.
— Achei equilibradas as duas medidas. Primeiro, permite um diagnóstico melhor do que está ocorrendo na hora. Segundo, chama a sociedade para um tipo de entendimento.
(...)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário