Debate da Globo: Aécio finalmente venceu de lavada. Veja vídeos e notas do último confronto do primeiro turno
Os dois primeiros embates do candidato do PSDB, Aécio Neves, contra Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) no debate da TV Globo já mostraram que a noite era dele. Aécio começou afiado e detonou as duas adversárias sem a menor cerimônia – felizmente sem dar ouvidos àqueles que, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pediam direta ou indiretamente que ele poupasse Marina, coisa de que este blog sempre discordou. Era mesmo necessário chegar com tudo, não só pelo velho ditado de que “a primeira impressão é a que fica”, mas também porque o debate começou tarde, por volta das 23 horas, e parte do público poderia dormir. (A audiência, no entanto, foi alta, com 19 pontos em média e picos de 30.)
Comentei o programa em tempo real no Facebook e no Twitter, com notinhas que seguem abaixo do vídeo completo, algumas já acompanhadas dos trechos correspondentes. Depois de uma campanha que, como tantas vezes esculhambei aqui, começou polida demais, como vinha sendo o PSDB nestes últimos 12 anos de governo petista, Aécio finalmente venceu de lavada. De quebra, ainda colocou Luciana Genro em seu devido lugar.
Independentemente do resultado das urnas no domingo, seu exemplo de personalidade nesta reta final após sofrer tantas pressões externas e internas para que desistisse de sua candidatura e/ou apoiasse Marina como um bom amarelão subserviente é digno dos aplausos que ele, de fato, recebeu no debate, após suas considerações finais.
No começo da noite, o Datafolha havia divulgado pesquisa em que Aécio já aparece tecnicamente empatado com a pessebista, com diferença de apenas 3 pontos, 2 a menos do que na anterior. Marina caiu 1, Aécio subiu 1, e o resultado é 24% a 21% das intenções de voto.
Veremos como ficará agora.
Aquecimento:
1) Dilma “propõe” pacote anticorrupção (que já tramitava no Congresso). Mas o melhor pacote anticorrupção para o Brasil é tirar o PT do poder.
2) Mais abuso do PT: Sindicato dos petroleiros, filiado à CUT, envia e-mail a funcionários da Petrobras pedindo votos em Dilma. O ato é ilegal.
3) Petrolão, Correios, propaganda em Caixa e Petrobras, diálogo com terror. Peraí. Não vai caber no debate da Globo. Melhor cancelar o Corujão.
4) Marina Silva, vitimizando-se quarta-feira na CNN: “Pessoas que têm a minha origem têm que provar o tempo todo que são inteligentes e competentes para assumir posições de liderança.” Mas diga, candidata: como não duvidar da sua inteligência se a senhora demorou 24 anos para notar (se é que notou) que o PT não presta?
5) Começou o debate na Globo. Dilma já está lendo as colinhas.
6) Aécio detona Dilma por Petrolão, uso eleitoral dos Correios e mentira sobre demissão de Paulo Roberto da Costa. Tudo numa só resposta. Boa!
7) Marina cinicamente igualou mensalão do PT, que comprou Congresso e resultou na prisão da alta cúpula do partido, a uma denúncia de Caixa 2. Aécio irritou e desconcertou a canditada pelo silêncio diante dos escândalos petistas. Começou muito bem ele! Pra cima delas!
* 7.1) Marina se faz de vítima do PT, mas usa contra Aécio argumento cínico dos petistas sobre mensalão, igualando o inigualável. Petismo sem cura.
8) Aécio não pretende privatizar a Petrobras, mas Dilma insiste nessa mentira, porque petista é assim: fatos não interessam. Só rótulos.
9) Aécio detonou Dilma por elogios ao diretor da Petrobras que foi parar na cadeia. Roubar, aliás, sempre rende elogio dos petistas. Vide mensaleiros.
10) ”Custo Brasil”, “logística”, “sistema tributário”, “oneroso”, “exequível”, “valor agregado”! Tudo isso que quase ninguém entende somado com Eduado Jorge, querendo uma boquinha no eventual governo Aécio. Que momento!
11) Marina diz que programa dela é muito parecido com o da socialista Luciana Genro! É isso aí que vocês querem pro Brasil? Que faaaaaase!
12) Aécio para Luciana Genro: “Você faz aqui o seu espetáculo. Não tem a menor conexão com a realidade.” [E continua a detoná-la na tréplica - veja:]
17) Aécio: “Dilma, se você nos brinda com essa piada de que a inflação está sob controle, deve estar satisfeita com o crescimento do país.” Boa!
18) ”Mudanças climáticas” estão acontecendo nas eleições. Aécio subiu a temperatura de sua campanha e detonou o “governo de improviso” de Dilma Rousseff. [1h36min]
19) Aécio para a “metamorfose ambulante” Marina: “Não bote palavras na minha boca. Quem muda de posição a todo momento não sou eu.”
20) Só em cabeça de marinista que uma listinha escrita de propostas (“muito parecida” com a de Genro) vale mais que um histórico de realizações.
21) Aécio também mostrou a omissão criminosa do governo Dilma nas fronteiras, por onde entram drogas que destroem as famílias do Brasil. E disse que terá uma posição altiva com governos de países produtores [parceiros do PT no Foro de São Paulo]. Lembrou ainda que a presidente prometera 14 VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados) e apenas dois estão em precário funcionamento. Ou três, acrescento, se contarmos com o cérebro de Dilma Rousseff.
22) Marina se gaba de ter posto no papel o que fala. E só sabe falar que fez isso. Parece que seu plano de governo é ter plano de governo.
23) Nas considerações finais, Aécio relembrou a avó e mulher do ex-presidente Tancredo Neves, Dona Risoleta, que citava a frase “A gratidão é a memória do coração” [atribuída ao filósofo grego Antístenes]. Gratidão, digo eu, que Dilma e Lula nunca tiveram com aqueles que lhes legaram o Plano Real (contra o qual os petistas lutaram, incluindo aí Marina), a estabilidade econômica, o Bolsa-Família. Coração de petista é assim: se existe, também não sabe de nada.
(...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário