O Brasil e o mundo estão empenhados na campanha de conscientização que tem orientado mulheres e também homens para a necessidade da prevenção do câncer de mama, questão que tem sido relegada em nosso país nesses anos de governo petista.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades médicas brasileiras questionam na Justiça uma portaria do Ministério da Saúde que cortou o atendimento de mulheres com menos de 49 anos aos exames de prevenção ao câncer de mama.
Matéria de O Globo informa que, segundo o CFM, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrago) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a portaria diminui os repasses do governo federal aos municípios para a realização de mamografias. Pela portaria, será custeada apenas a mamografia unilateral, ou seja de uma das mamas.
Postagem do Coturno, porém, mostra que podemos renovar a esperança de um atendimento digno na rede pública de saúde com a possibilidade de vitória de Aécio Neves à presidência da República.
Outubro rosa x outubro negro.
Brasília e o Brasil estão pintados de rosa para divulgar a tradicional campanha de prevenção do câncer de mama, denominada Outubro Rosa.
Ontem, na sua primeira entrevista depois do primeiro turno, lá estava Aécio Neves com o laço que identifica o movimento, mundialmente.
Dilma não. Dilma, na sua entrevista seca, preferiu usar palavras duras e ataques ao adversário. Preferiu o Outubro Negro. Dilma não é lá muito feminina. Seria exigir demais desta senhora amarga, solitária e de pouca sensibilidade que pusesse um laço rosa no peito. Mesmo que há pouco tempo ela tenha se curado de um câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário